Conduzir um negócio exige mais do que executar as tarefas do dia a dia. Você precisa ter uma ideia clara de como será seu negócio daqui a dez anos. Precisa ter um destino bem definido, para que você e toda sua equipe caminhe na mesma direção.

O problema é que facilmente mergulhamos nos desafios diários, apagando incêndios a todo momento, que raramente temos tempo e energia para analisar o que estamos fazendo e para onde estamos indo.

Na sequência listamos 4 passos simples que vão te ajudar a visualizar seu negócio 10 anos no futuro, traçar o melhor caminho para chegar lá e inspirar sua equipe a te acompanhar nesta jornada.

1. Comece pelo depois.

Imagine que estamos em 2027. Descreva como sua empresa está. Não existe resposta certa ou errada nesse momento. O objetivo é exercitar sua habilidade de visualizar seu negócio no futuro: onde você deseja chegar e como você quer estar quando chegar lá.

Alguns tópicos para ajudar:

  • Qual seu faturamento;
  • Quantos colaboradores você tem;
  • Quantas sedes;
  • Quais produtos ou serviços está oferecendo;
  • Como seu negócio está estruturado;
  • Como é seu cliente ideal;
  • Como sua vida pessoal está e como você está pessoalmente envolvido nos negócios de sua empresa;
  • E se você não está mais diretamente envolvido, o que você está fazendo?

2. Volte 5 anos.

Quando você tiver sua visão para dez anos, volte para metade do tempo. Em cinco anos, onde você precisa estar para conseguir atingir os objetivos listados anteriormente?

Pense nos mesmos itens e escreva novamente:

  • Seu faturamento é metade do que será em 10 anos?
  • Quantas pessoas têm em sua equipe?
  • Tem metade das sedes?
  • Está oferecendo os mesmos produtos/serviços de hoje ou os de 10 anos?
  • Já está atendendo seu cliente ideal?
  • Continua indo para a empresa todos os dias? Como está sua vida em daqui a 5 anos?

3. Volte mais dois anos.

Agora que já tem sua visão para daqui 5 anos, visualize como sua empresa estará em 3. Faça os mesmos questionamentos e pense em como sua visão para 3 anos sustenta a de 5: você está no caminho certo? Como você deve estar neste estágio para alcançar os objetivos de 5 anos?

4. Volte para o próximo ano.

Finalmente estamos chegando no começo do seu roteiro: você precisar ter uma visão muito clara do próximo ano. Isso será mais fácil pois você já definiu a direção nos passos anteriores. Pergunte a si mesmo:  Como preciso estar no próximo ano para conquistar os objetivos que defini para cinco? Use os mesmos critérios mas seja mais específico e criterioso nesta etapa.

Começando de trás para frente, você consegue determinar claramente seus pontos de chegada. Definindo sua visão para um, três, cinco e dez anos, você consegue criar seu plano de ações e estruturar seu negócio visando o destino desejado. Assim, você pode compartilhar sua visão com toda equipe e inspirá-la a seguir por esse caminho. Você pode analisar periodicamente se está no caminho correto. Se não, você terá uma visão clara de quais ajustes devem ser realizados para te colocar novamente na direção correta.

Como o Gato responde à Alice na obra de Lewis Carroll:

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

O fato é que se você fica somente “vivendo um dia por vez” e espera chegar onde deseja, o mais provável é que isso não aconteça. Mas olhando para frente e visualizando como será seu futuro, fica mais fácil tomar decisões: isto me aproxima ou afasta de meus objetivos?

E aí, gostou da nossa dica? Já utilizou este método em sua empresa? Deixe seu comentário.

Share This